Farmacovigilância1.jpg
Farmacovigilância3.jpg

FARMÁCIA TÉCNICO-CIENTÍFICA

A Farmácia Técnico-Científica é responsável por apoiar de forma técnica as atividades dos setores de Logística e Suprimentos, Compras e Farmácia, além da Equipe Interprofissional, garantindo que as informações sejam dispostas de forma clara e objetiva, trazendo robustez e qualidade aos processos que envolvam o uso de Medicamentos e Produtos para Saúde. Subdividida nas áreas de Farmacovigilância, Qualificação de Fornecedores e Centro de Informações de Medicamentos, é responsável por monitorar os eventos adversos a medicamentos, qualificar os fornecedores, disseminar informações científicas objetivas e realiza o treinamento de atualização dos colaboradores.
226955856.jpg

FARMACOTÉCNICA QUIMIOTERAPIA

A Farmacotécnica Quimioterapia é responsável pelo atendimento das preparações de quimioterapia tanto para pacientes ambulatoriais quanto internados. O setor é dividido em uma área administrativa para avaliação das prescrições, atendimento a equipe multiprofissional e geração das ordens de produção. Uma área de estoque para o armazenamento dos antineoplásicos, rastreabilidade de lote e gerenciamento do estoque via sistema Tasy. Sala para higienização dos materiais e medicamentos. Uma área limpa para manipulação dos quimioterápicos dotada de uma antessala para higiene das mãos e paramentação. A manipulação deve ocorrer em condições assépticas, obedecendo aos critérios de biossegurança dispostos em legislação. Por fim uma área de conferência para checagem do produto manipulado.
Farmácia Ambulatorial10.jpg

FARMÁCIA AMBULATORIAL CONSOLAÇÃO

A Farmácia Ambulatorial do Icesp é uma farmácia externa do hospital, que fornece medicamentos para os pacientes provenientes de alta hospitalar dos leitos de internação, do Centro de Atendimento a Intercorrência Oncológicas (CAIO) e de consultas ambulatoriais. A padronização de medicamentos da unidade conta com 216 tipos de medicamentos, dentre quimioterápicos via oral, medicamentos para controle de sintomas e doenças de base. Os atendimentos são realizados mensalmente aos pacientes e também são disponíveis os Programas de Entrega de Medicamentos e Complementos Nutricionais na casa do paciente (PMC e PNC). A farmácia conta ainda com o Programa de Doação de Medicamentos, onde todos os medicamentos não utilizados durante o tratamento são retornados à farmácia. 
Capturar.PNG

FARMACOTÉCNICA FRACIONAMENTO

A Farmacotécnica Fracionamento é responsável por unitarizar os medicamentos sólidos, facilitando a dispensação em doses adequadas ao tratamento. A identificação correta é fundamental para garantir sua rastreabilidade. A unitarização de medicamentos sólidos pode ocorrer através de processo manual, automatizado ou em cabine de segurança biológica. Para definir o procedimento e garantir a qualidade do produto acabado, é realizado uma avaliação técnica das características de fotossensibilidade, higroscopicidade, risco ocupacional, modelo de blíster e tamanho de cápsula/comprimido. O tipo de unitarização pode alterar ou não a validade determinada pelo fabricante. A RDC.67 – Anexo VI é a  legislação com as diretrizes para validar os processos do setor. A média de produção mensal de 2020 ficou em 495.683 unidades, com distribuição para unidades de Internação, Farmácia Ambulatorial e Osasco
Osasco5.jpg

UNIDADE AMBULATORIAL OSASCO

A Farmácia da unidade Ambulatorial Osasco é responsável por atender os pacientes das regiões pertencentes a rota dos bandeirantes e prestar atendimento especializado com excelência em oncologia para atender as demandas da equipe multiprofissional da unidade. Estrategicamente é subdividida em farmácia central, farmácia ambulatorial, farmácia clínica, almoxarifado e quimioterapia prestando um atendimento altamente especializado, o que permite otimizar a assistência farmacêutica ao paciente oncológico
Farmácia Clínica4.jpg
Farm%C3%A1cia%20Cl%C3%ADnica3_edited.jpg
Farmácia Clínica1.jpg

FARMÁCIA CLÍNICA

A Farmácia Clínica é responsável pela avaliação técnica de todas as prescrições, acompanhamento de pacientes internados, visitas à beira leito, reconciliação medicamentosa entre outras funções, contribuindo para a qualidade e segurança no tratamento dos pacientes. Dispensa e realiza a orientação quanto aos medicamentos quimioterápicos via oral;  atende às dúvidas dos pacientes no serviço do Alô Farmacêutico, um canal de atendimento telefônico que funciona 24 horas todos os dias da semana, além de fazer parte do programa de controle de antibióicos com farmacêutico clínico inserido na equipe do serviço de controle de infecção hospitalar.
Pesquisa Clínica1.jpg
Pesquisa Clínica4.jpg
Pesquisa Clínica6.jpg

FARMÁCIA PESQUISA CLÍNICA

A Farmácia de Pesquisa Clínica é responsável pelo gerenciamento dos produtos investigacionais envolvidos nos estudos clínicos de fase I, II, III e IV, os estudos clínicos realizados no Icesp proporcionam tratamentos inovadores e promissores aos pacientes do SUS. Podem ser de iniciativa do investigador vinculado à instituição ou de iniciativa das indústrias farmacêuticas. O setor possui uma estrutura física independente, com um estoque e uma central de manipulação própria, com acesso restrito através de biometria somente para os colaboradores delegados, garantindo o sigilo e a confidencialidade dos produtos investigacionais, conta ainda com um setor para avaliação da prescrição médica e análise dos protocolos dos estudos clínicos, todos os procedimentos são realizados em conformidade com as Boas Práticas Clínicas e Farmacêuticas para garantir a segurança e a qualidade nos processos realizados.